Etiqueta


Etiqueta e conduta

Nas artes marciais tradicionais japonesas, etiqueta não quer dizer regra burocrática, siginifica honrar e preservar a sua essência cultural e filosófica.

Em caso de dúvidas, peça sempre orientação do aluno mais graduado. Ele irá lhe informar sobre os procedimentos de conduta do dojo. Não se preocupe caso o graduado lhe chamar a atenção sobre algum ponto, todos nós nos distraímos e podemos nos esquecer de algum item.

No tatame

Cumprimente sempre ao entrar ou sair do tatame, com uma reverência em direção ao shomen e ao retrato do Fundador;

O tatame deve preferencialmente ser varrido todos os dias, antes e após a aula. Se você for iniciante e quiser ajudar, peça orientação a um aluno graduado sobre como você pode ajudar ou contribuir em alguma tarefa. Ajude a manter o dojo limpo

Procure controlar o seu ego no tatame. O dojo de Aikidô não é um ringue de competição de vaidade;

Concentre-se no treinamento. Procure não conversar durante o treino das técnicas. Isso é uma demonstração de respeito pelo sensei e colegas de treino, além de garantir a segurança dos praticantes.

O tatame não é praia. Sobre o tatame, o modo correto de sentar-se é em seiza. Se por algum motivo não for possível esta posição, é permitido sentar-se de pernas cruzadas, nunca estiradas ou com as costas apoiadas à parede;

Não se deve usar jóias ou adereços, comer ou mascar alimentos no tatame. Além do corpo somente se usa o uniforme. Celulares devem ser desligados salvo em caso de emergências.

Enquanto não estiver treinando uma técnica, sente-se em seiza esperando sua vez. Não fique andando pelo tatame, fique atento esperando sua vez.

Se você estiver apenas assistindo a aula fora do tatame, permaneça em silêncio. Respeite seus companheiros não dirigindo a palavra ao sensei nem distraindo ou corrigindo os alunos que estiverem treinando.

Sempre peça autorização ao sensei se você precisar sair temporariamente do tatame ou do dojo no meio do treino, mas faça isso somente em caso de necessidade.

Sensei e alunos

O respeito com seu uniforme de treinamento o gi, é fundamental. Este deve sempre estar limpo em boas condições e aparência. As armas devem estar em boas condições e guardadas no lugar certo quando fora de uso.

Por questão de sua segurança e dos colegas mantenha suas unhas cortadas e aparadas.

Caso queira perguntar algo ao sensei, não o chame. Dirija-se a ele, faça uma reverência em pé e espere seu assentimento.

É obrigação de todos treinar as técnicas aprendidas visando a segurança do companheiro. É muito fácil machucar alguém, mas consertar o dano nem sempre é possível.

Não há diferença na aplicação das técnicas entre homens, mulheres, crianças e idosos. O que deve ser respeitado são as limitações físicas de cada pessoa. A técnica não deve ser modificada, mas deve-se estar atento às limitações de cada um.

Cada pessoa tem condições e razões diferentes para treinar, devemos respeitar suas expectativas e limitações;

Quando o sensei demonstra uma técnica, fique sempre em seiza. Faça uma reverência, e comece imediatamente a praticar;

Jamais se deve contra-argumentar com o professor, não há lugar para discussões em um dojo.

Se você não é o professor, Yudansha (faixa preta) ou graduado autorizado pelo professor, não corrija ninguém.

A graduação pressupõe não apenas capacidade técnica, mas tempo de dedicação e experiência no Aikidô. Algumas vezes o treino do aluno graduado difere da do iniciante, pois pode-se estar sendo estudados outros aspectos da técnica. Respeite os alunos mais graduados, não discuta se as técnicas estão erradas ou não.

É responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de conduta no dojo, este espírito vem do Fundador e deve ser respeitado, honrado e mantido.

É fundamental uma atmosfera positiva de harmonia e respeito mútuos, tanto iniciantes quanto graduados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário